Banda da Covilhã – “Gaivota de Abril” – 50 anos do 25 de Abril – Concerto Memorável

A expectativa era grande, uma vez que estamos a assinalar os 50 anos do 25 de abril de 1974. A Banda da Covilhã a convite da União de Freguesias de Covilhã e Canhoso (UFCC) criou um concerto único e intergeracional. Como? Através de um coro comunitário com 120 participantes da sociedade civil, o Lar da Misericórdia da Covilhã, lar de S. José, Centro de Atividades da Covilhã, Adufeiras da Casa do Povo do Paul e coro infantil da Academia de Música da Banda da Covilhã. O mais novo com 4 anos de idade e a mais crescida 93 anos de idade.

O concerto teve a direção musical do maestro Carlos Almeida, direção artística de Eduardo Cavaco, direção coral Margarida Geraldes, produção cultural de Bárbara Pereira e voz Rúben de Matos.

Quanto ao concerto foram vividos momentos únicos com melodias únicas e que ajudaram a celebrar a data. O concerto iniciou com um ciclo de melodias de antes do 25 de abril e músicas da beira baixa ao som dos adufes. Seguiu-se a Canção de Embalar, Pedra Filosofal, Vejam Bem, Somos Livres, Depois do Adeus com a colaboração na voz de Rúben de Matos e coro comunitário. E, como não podia deixar de ser, o concerto terminou ao som do Grândola Vila Morena entoado por todos. Muita emoção, mas que no final todos foram unânimes em aplaudir de pé os 165 artistas em palco! E voltou-se a ouvir o Grândola com toda a plateia a cantar de pé!

O evento teve lugar no passado domingo, dia 21 de abril de 2024, no grande auditório da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI. Uma organização conjunta da Banda da Covilhã e UFCC com o apoio: UBI, Município da Covilhã e instituições intervenientes.

Reportagem fotográfica e vídeos em https://www.facebook.com/bandadacovilhaa